Páginas

Críton - Do Dever - Platão


LEIA NA TELA: Críton é um diálogo platônico que aborda a conversa de Sócrates com seu amigo Críton. O mestre está preso e Críton faz a ele uma proposta para deixar a prisão. Um tratado sobre o dever, a justiça e as leis. Em apenas 13 páginas, um mundo de conhecimento. Diante da burrice do coletivismo e da "lei do consenso" que impera em nossos dias, Críton é uma leitura necessária.

Sócrates: Asseveramos que não se deve cometer injustiça voluntária em caso nenhum, ou que em alguns casos se deve, e noutros não? Ou que de modo algum é bom nem honroso cometê-la, como tantas vezes no passado conviemos? e é o que acabamos de repetir. Porventura, todas aquelas nossas convenções de antes se entornaram nestes poucos dias e, durante tanto tempo, Critão, velhos como somos, em nossos graves entretenimentos não nos demos conta de que nada diferíamos das crianças? Ou, sem dúvida alguma é como dizíamos, quer o admita a multidão, quer não? Mais: ainda que tenhamos de experimentar momentos quer ainda mais dolorosos, quer mais suaves, o procedimento injusto, em qualquer hipóteses, não é sempre, para quem o tem, um mal e uma vergonha? Afirmamos isso ou não?
.
.

2 comentários:

  1. Ale.
    Estarei colocando o link para seus blogs, não deixe de colocar o o link para o CHH para fechar a reciprocidade nos blogs.

    ResponderExcluir