Páginas

Crime e Castigo - Fiodor Dostoievski

Fiodor Mikhailovitch Dostoievski (1821-1881)

Leia na Tela: Crime e Castigo, escrito em  1866 por Fiodor Mikhailovitch Dostoievski, o maior russo e um dos maiores escritores da literatura universal, é um livro presente em toda lista literária que tenha algum valor. Não é muito dizer que Dostoiévski é um dos pilares da literatura, um dos parâmetros, "a referência russa". Como dsse o escritor Alexey Rémizov, "A Rússia é Dostoiévski. Rússia não existe sem Dostoiévski."

Crime e Castigo é um romance magnífico, uma das mais importantes obras do escritor russo e na opinião deste blogueiro, está entre os 10 melhores livros de todos os tempos. Narra a história de Rodion Românovitch Raskólnikov, um jovem estudante que assassina uma idosa e se vê perseguido por sua incapacidade de continuar sua vida após o delito. O livro aborda o drama da existência com  foco na salvação pelo sofrimento, passando por uma observação profunda sobre a responsabilidade moral do indivíduo, sobre o niilismo e o ateísmo.
.
.

Em busca de sentido: Um psicólogo no campo de concentração - Viktor Frankl

Viktor Emil Frankl (Viena, 1905 — 1997)

Leia na Tela: Em busca de sentido: Um psicólogo no campo de concentração é um livro essencial, escrito por uma das mais brilhantes mentes do século XX. Do início ao fim, o livro é repositório de sabedoria. Começa assim:

Este livro não trata de fatos e acontecimentos externos, mas de experiências pessoais que milhares de prisioneiros viveram de muitas formas. É a história de um campo de concentração visto de dentro, contada por um dos seus sobreviventes. Não vamos descrever os grandes horrores (já bastante denunciados; embora nem sempre se acredite neles), mas sim as inúmeras pequenas torturas. Em outras palavras, tentarei responder à seguinte pergunta: "De que modo se refletia na cabeça do prisioneiro médio a vida cotidiana do campo de concentração?"

Imperdível!

.
BAIXAR LIVRO (PDF) - EM BUSCA DE SENTIDO - VICTOR FRANKL
.