Páginas

Recordações do Escrivão Isaías Caminha - Lima Barreto

Lima Barreto (1881-1922)

Leia na Tela: Recordações do Escrivão Isaías Caminha é um livro delicioso, pra ler de uma só tacada. Um trabalho magnífico de Lima Barreto. O livro, que só li recentemente e muito me agradou, começa assim:


A tristeza, a compreensão e a desigualdade de nível mental do meu meio familiar, agiram sobre mim de modo curioso: deram-me anseios de inteligência. Meu pai, que era fortemente inteligente e ilustrado, em começo, na minha primeira infância, estimulou-me pela obscuridade de suas exortações. Eu não tinha ainda entrado para o colégio, quando uma vez me disse: Você sabe que nasceu quando Napoleão ganhou a batalha de Marengo? Arregalei os olhos e perguntei: quem era Napoleão? Um grande homem, um grande general... E não disse mais nada. Encostou-se à cadeira e continuou a ler o livro. Afastei-me sem entrar na significação de suas palavras; contudo, a entonação de voz, o gesto e o olhar ficaram-me eternamente. Um grande homem!...
.
.

Um comentário:

  1. Olá, Leia na Tela

    Descobri este blog aqui e me encantei com a iniciativa de divulgação literária. Parabéns. Estarei sempre por aqui.

    Aureliano

    ResponderExcluir